Como veganos conseguem vitamina B12?

A questão de hoje é essa bonita que por muito tempo – por comodismo 🤦🏻‍♀️ – eu usei como pretexto pra não considerar o veganismo: a vitamina B12.

A B12 é necessária para a formação das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), que carregam o ferro no nosso organismo; por isso, a deficiência dessa vitamina pode causar anemia. A B12 também atua na formação da bainha de mielina (camada que protege os nervos – como a capa de proteção ao redor de fios elétricos), que permite que os neurônios transmitam impulsos elétricos (mensagens do cérebro para todas partes do corpo, e informações de todo corpo para o cérebro).

Porém, nós, seres humanos, não somos capazes de produzir essa vitamina no nosso próprio corpo, então precisamos ingeri-la através da alimentação. No entanto – fiquei bem surpresa quando descobri – nenhum animal é capaz de sintetizar sozinho a vitamina B12, quem faz isso são bactérias 🦠.

Então de onde surgiu a história de que alimentos de origem animal são nossa “única fonte de B12”?


💧 A deficiência de B12 em seres humanos começou a existir a partir da hiper higienização dos alimentos, ou seja: a gente limpa tanto os vegetais antes de consumir, e a própria produção foi se tornando tão limpa, que essas bactérias já não tem mais contato com esses alimentos.


No entanto, animais como as vacas, tem no seu intestino bactérias diferentes das nossas, as quais, por sua vez, são capazes de produzir a B12 (que saía nas fezes e pelo escoamento chegava nos vegetais). Porém, nenhum animal produz B12 a la louca, pra dar e vender, a ponto de ter B12 nos seus músculos, então o que os criadores fizeram foi começar a suplementar os animais com B12, pra eles terem vitamina além do que de fato precisam, a ponto dela vir junto quando alguém come sua carne, bebe seu leite, etc.


✨Mas aí cheguei à conclusão: prefiro eu tomar um comprimidinho de vitamina todos os dias, do que continuar consumindo produtos de origem animal, o que faz com que os pobres dos bichos fiquem recebendo suplementos (entre outras coisas bem piores), além de explorados, violados e maltratados de inúmeras maneiras.

Vitamina B12 que eu tomo – cianocobalamina (forma sintética)

✨Tu já sabia disso tudo? Se não sabia, no que pensou a partir dessas informações?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s