Por Que “Produzir” Carne Gasta Tanta Água?

Tu já ouviu falar sobre como 1kg de carne bovina requer 15,5 mil litros de água pra ser “produzido”? Parece exagero, mas não é. É matemática, mesmo.

A produção de todos bens de consumo envolve o uso de água. Desde os tecidos que constituem nossas roupas, o papel no qual escrevemos, até os alimentos que consumimos, sejam eles plantados, cultivados ou torturados e abatidos.

A “pegada hídrica” é a quantidade total de água utilizada direta e indiretamente na manufatura de um bem ou serviço. No caso da carne, esse valor inclui desde a água necessária para produzir os alimentos dos animais, a água que eles bebem, até a água utilizada para limpar os currais onde são mantidos e os locais de abate.

Um boi criado para abate, vivendo uma média de 3 anos, bebe ao longo da vida 24.000L de água e 7.000L são utilizados para limpeza. Além disso, ele consome 1.300kg de ração e 7.200kg de forragem (cuja produção também requer água).

A criação de frango consome menos água, e o processo é mais rápido – em vez de 3 anos, dura em média 10 semanas. Para cada 1kg de carne de frango, são utilizados 3.900L de água. Pode parecer pouco, se pensarmos que a produção de 1kg de arroz (vegetal que envolve mais água ao longo da cadeia produtiva) requer 3.400L de água.

No entanto, as granjas industriais onde são criadas aves de abate e de postura, despejam os dejetos das aves em campos e corpos d’água, poluindo o solo, o ar e águas com químicos como antibióticos, comumente presentes na ração dessas aves pra evitar infecções, pesticidas, hormônios e metais pesados.

Lembrando: além das aves serem presas, torturadas e massacradas, nós, seres humanos, consumimos essa água (sem falar em quem come aves e ovos), seja na higiene ou no preparo de alimentos.

Isso tudo chega até nós porque atinge a água encanada, além de promover o desenvolvimento de bactérias que se tornam cada vez mais resistentes a antibióticos, surgindo cada vez mais doenças infecciosas, mais e mais graves (alô? pandemia mundial? dessa vez não surgiu nas aves, mas lembra da gripe aviária? e da origem do próprio COVID-19, também devida à criação de animais em condições horríveis?)

Por isso, temos que ir além do óbvio. Desligar a água quando escova os dentes e lava a louça já faz muito tempo que não é nem o mínimo que tu não só pode, como deve fazer pra minimizar o desperdício de água.

É muito confortável não fazer nada, sentar no sofá depois de um banho quentinho e beber um copo de água gelada. Mas existem 2 bilhões de pessoas no mundo sem acesso a água potável.

Será que não podemos pôr a mão na consciência e fazer um pouco mais?

Vamos tomar decisões mais coletivamente responsáveis, começando por um cardápio e hábitos de consumo que não envolvam – ou ao menos reduzam – o sofrimento e as vidas de outras pessoas e seres?

Referências:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1886050/pegada-hidrica-um-novo-desafio-para-a-pecuaria

https://www.menos1lixo.com.br/posts/a-industria-que-mais-consome-agua-no-mundo

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247553_por/PDF/247553por.pdf.multi

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-43662013000100014&script=sci_arttext

http://www.pewtrusts.org/~/media/Assets/2008/PCIFAP_Exec-Summary.pdf

http://www.fao.org/3/a0701e/a0701e.pdf


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s