Veganismo e Sustentabilidade: por que ser vegano ajuda o meio ambiente?

Você busca levar uma vida sustentável? Preservar os recursos naturais, gerar o mínimo de impacto possível? E você é vegano?

Fora as questões de exploração e crueldade com os animais, o consumo de carne, leite, ovos e derivados geram impactos ambientais gravíssimos, porque o planeta não tem mais condições de suportar a produção de alimentos da forma como ela é hoje.

Efeito Estufa

 A pecuária é responsável por 15% das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera (mais do que todas as emissões geradas por todos os meios de transporte);

 Consequentemente, contribui pro efeito estufa, que, por sua vez, causa a destruição de ecossistemas inteiros.

Perda de Biodiversidade

 A destruição de ecossistemas leva à perda de biodiversidade, porque quando um ambiente natural, é destruído, muitas espécies ficam sem ter onde viver, e acabam morrendo por falta de recursos.

Quando se coloca gado em novos pastos, tanto eles podem trazer doenças e matar espécies nativas da região, quanto o contrário.

Desmatamento

 75% das terras agricultáveis do planeta são usadas pra pasto e pra produzir ração pras indústrias de carne, leite e ovos.

Enquanto existe demanda por esses produtos, a indústria não tá nem aí pro meio ambiente, então aumenta cada vez mais a produção, e pra isso acaba transformando áreas naturais em novos campos de cultivo.

 No Brasil, grande parte do gado é criado solto no campo, mas pra isso são necessárias áreas gigantescas, porque pra cada gado engordar, é necessário 1 hectare.

É isso que as pessoas financiam quando compram carne de “boi verde”, ou desses selos que são basicamente um green washing de alimentos.

Desertificação

Certas áreas desmatadas não conseguem manter o equilíbrio e a ciclagem de nutrientes, porque a vegetação e a matéria orgânica que existiam no solo eram necessárias pra esse ciclo continuar funcionando.

 Como resultado, ocorre o processo de desertificação, então nem pasto cresce mais ali. Aí o que acontece? Novas áreas são desmatadas, e, assim, sucessivamente.

Poluição

As granjas industriais costumam despejar os seus dejetos em campos e em corpos d’água.

 Com isso, acabam poluindo o solo, o ar e águas anteriormente limpas com químicos como antibióticos, que são colocados na ração dessas aves pra evitar infecções, além de pesticidas, hormônios e metais pesados.

Resistência a Antibióticos

Enquanto essas aves ficam sem infecções (pelos antibióticos colocados na ração), nós, seres humanos, consumimos essa água (sem falar em quem come aves e seus ovos), seja na higiene ou no preparo de alimentos, porque isso tudo acaba chegando até a gente pela água encanada.

Com isso, as bactérias vão se adaptando e ficam cada vez mais resistentes aos antibióticos já existentes; e assim surgem doenças infecciosas cada vez mais graves, para as quais não existem antibióticos “fortes” o bastante.

A boa notícia é que só depende da gente mudar esse cenário!

✨O que você vem fazendo pra gente reverter essas situações? E o que vai mudar a partir de agora?

REFERÊNCIAS
https://mercyforanimals.org.br/motivos-vegano-meio-ambiente
https://www.svb.org.br/home/205-vegetarianismo/saude/artigos/17-vegetarianismo-e-conserva-ambiental
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1886050/pegada-hidrica-um-novo-desafio-para-a-pecuaria
https://www.menos1lixo.com.br/posts/a-industria-que-mais-consome-agua-no-mundo
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247553_por/PDF/247553por.pdf.multi
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-43662013000100014&script=sci_arttext
http://www.fao.org/3/a0701e/a0701e.pdf


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s