Por Que Veganos Não Usam Seda?

Fonte: Master1305 – Freepik

Como já falamos outras vezes por aqui, no veganismo, buscamos excluir todas as formas possíveis e praticáveis de sofrimento e exploração animal. Isso também significa não usar seda.

Mas por quê?

Quando se pensa em artigos feitos de pele, couro, camurça, até fica mais “óbvio” de entender por que uma pessoa vegana não usaria, mas a e a seda às vezes deixam a galere igual a Nazaré – very com fundida.

Entonces: a seda é tecida por lagartas da espécie Bombyx mori – que se alimentam exclusivamente de folhas de amoreira -, durante o processo no qual formam seu casulo, para passarem pela metamorfose e se transformarem em mariposas.

Quando a metamorfose está completa, as – então – mariposas mastigam e rompem parte do casulo, mas isso resulta em fios de seda mais curtos e, consequentemente, menos “interessantes” para a produção de tecidos.

Fonte: Wirestock – Freepik

Por isso, os produtores interrompem o ciclo precocemente. Os casulos são jogados em água fervente para amolecer a sericina (substância da saliva das lagartas utilizada para formar os casulos de seda), facilitando a separação dos filamentos ainda inteiros. Mas, ao mesmo tempo, matam as lagartas que estão no interior dos casulos. Embora elas não possam demonstrar sofrimento de forma facilmente percebida por nós, humanos – porque não emitem gritos, nem possuem músculos faciais que demonstrariam expressões de dor -, liberam endorfinas e se contorcem em resposta à dor.

Fonte: Waewkidja – Freepik

Para produzir 1kg de seda são mortas aproximadamente 3-4.000 lagartas, e o Brasil atualmente é o 5o maior produtor de seda no mundo (o 1o é a China). Ou seja: muitos animais morrem, com bastante sofrimento, para produzir esse material.

Atualmente já existem alternativas de tecidos – como algodão, linho, cetim -, que, além de serem mais baratos, são fáceis de encontrar, e não envolvem mortes, exploração, nem sofrimento de animais que não podem se defender.


REFERÊNCIAS:
https://guiavegano.wordpress.com/2014/08/29/tchau-seda/
https://super.abril.com.br/tecnologia/como-e-fabricada-a-seda/
https://www.peta.org/about-peta/faq/whats-wrong-with-silk/
https://www.peta.org/issues/animals-used-for-clothing/animals-used-skins/#ixzz3Bo53ltlc


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s