6 Erros Que Te Impedem De Virar Vegan

⋙ Plantar a semente hoje e esperar uma árvore amanhã

Poucas pessoas que decidem vir pro veganismo conseguem fazer isso da noite pro dia. Pra maioria de nós mortais é um processo, leva um tempo; é preciso se respeitar e se dar o direito de ter esse tempo.

Tu quer virar vegan por ti, pelos animais, pelo planeta, ou pra poder falar e mostrar pra outras pessoas?

Se a tua motivação estiver alinhada com o teu propósito, e tu mantiver isso em mente, vai perceber que é questão de simultaneamente respeitar o teu tempo e não deixar a peteca cair.

⋙ Desistir porque teve uma “recaída”

É normal no processo de transição haverem “recaídas”. Coloco entre aspas porque muitas pessoas tratam como se fosse algo condenável. Mas não é!

Veganizar é uma adaptação, envolve mudanças de hábitos; envolve sentimentos além de simples ações.

Pensa só: se tu estivesse caminhando por uma trilha rumo a uma cachoeira, tropeçasse numa pedra e no máximo ralasse o joelho; isso seria motivo pra se atirar no chão, espernear e decidir não visitar mais a cachoeira? Claro que não, né? Seria só levantar e seguir caminhando.

Ou seja: comeu algo não vegano porque deu muita vontade ou porque não se organizou? Usou uma make não vegana emprestada da amiga? Vida que segue. Retoma o processo daí; não existe fiscal do quiabo pra te prender na cadeia vegana.

⋙ Apenas excluir alimentos que costuma comer

Não é sobre substituir, mas sobre conhecer coisas novas. Antes de querer excluir qualquer alimento, é importante se abrir a conhecer outras opções, senão realmente pode acabar parecendo que tua alimentação vai ficar muito restrita.

Vai por mim: eu era alokíssima do queijo, e hoje não sinto falta. Dois anos atrás eu nunca acreditaria que isso seria possível.

Mas foi super possível, justamente porque quando decidi virar vegana, fui aceitando que algumas comidas que eram minhas favoritas já não faziam mais sentido, e outras que eu nem considerava antes, se tornaram novas favoritas.

Se abrir não só pra alimentos novos, mas também pra novas maneiras de usar os que tu já conhece, é o que torna o processo tão legal. Sim, legal! Não precisa ser sofrido.

⋙ Achar que o que tu faz não tem importância

Talvez alguém que não faz nada de coletivamente significativo na vida te diga que não faz diferença o que tu, uma única pessoa, faz ou deixa de fazer. Talvez a pessoa que tá com essa ideia até seja tu.

Mas faz como a crush do Felipe Dylon e deixa disso, veganiza bebê, vê se vem dar uma chance, é maior que vooocê… é maior que voocêêê…

Quando tu muda, as pessoas à tua volta (querendo ou não) também despertam. Algumas vão apertar na soneca e seguir dormindo. Mas algumas vão, sim, mudar algum hábito. E isso já é gigante.

⋙ Dar ouvidos a opiniões alheias

Quando decidimos veganizar, algumas pessoas podem ficar preocupadas por não entenderem direito do que se trata.

Outras, infelizmente, são mal resolvidas e vão tentar te dizer que tua decisão é ruim. Afinal, é bem mais fácil querer encontrar problema nos outros do que rever os próprios hábitos.

Por isso, quando alguém vier te dar pitaco furado sobre as tuas escolhas, cabe a ti filtrar, percebendo o que vale a pena escutar e conversar, e o que é só mimimi de gente sem coragem pra sair do lugar.

⋙ Ser uma raynha desculpynha

A gente sempre pode encontrar motivos pra não fazer as coisas.

Eu mesma achava que veganismo era “exagero”, depois entendi que não era, mas ainda achei que ia ser muito difícil, que não ia ser pra mim.

Foi só quando parei de catar problemas, quando foquei no meu propósito pra mudar, que decidi que iria dar um jeito de conseguir, mesmo que demorasse.

Quando tive essa “virada de chave” me tornei vegana sem sofrência nenhuma.


O que te impede de fazer essa mudança?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s