Veganos Tomam Remédios?

Photo by Mark Fletcher-Brown on Unsplash

Veganos vendem a alma pro quiabo ou são áliens, né? Então têm que ser 100% roots, só tomar chá e usar alternativas naturebas quando ficam doentes; se morrer, morreu.

Claro que não, né?

Mas vira e mexe me perguntam se pessoas veganas tomam remédios, e acho uma dúvida super válida, considerando que buscamos excluir todas formas de exploração e sofrimento animal. Mas, ao mesmo tempo, mostra o quanto falta conhecimento sobre veganismo.

Mas vamos pensar de maneira lógica.

É fato que muitos medicamentos contém ingredientes ou excipientes não veganos. Mas, infelizmente, ainda não existem medicamentos que não passem por algum tipo de teste em animais.

Photo by Kate Hliznitsova on Unsplash

Verdade. Mas aí lembra da definição de veganismo? Tem duas palavras fundamentais ali: possível & praticável. Ou seja, é uma simples questão de bom senso.

Alimentos, roupas, acessórios, cosméticos, produtos de higiene, produtos de limpeza: existem alternativas veganas? Sim, muitas!!! Beleza, então não vamos usar opções que envolvam exploração ou sofrimento animal.

Medicamentos: existem alternativas totalmente livres de crueldade? Não. Então, em determinados casos, precisaremos tomar, porque, como disse a Clare Crossan do blog The Vegan Woman (tradução livre):

“Um vegano morto ou debilitado por uma dor crônica não é muito útil para os animais que prometemos ajudar. Sinto que podemos ter muito mais utilidade se pudermos permanecer saudáveis ​​o bastante para continuar fazendo campanha ativa pelos direitos dos animais.”

No entanto, existem, sim, formas da gente minimizar esse impacto.

Photo by Loverna Journey on Unsplash

Sempre podemos buscar alternativas mais naturais. Nem sempre que tu sente náusea, por exemplo, precisa tomar remédio. Um chazinho de boldo, carqueja ou gengibre faz milagres nessa situação.

Sim, terão situações em que as naturebices não vão ser suficientes. Aí, podemos conversar com o médico para ver se não há alternativas pelo menos sem compostos ou excipientes de origem animal.

E, em último caso, não acho que vale a pena morrer de sinusite ou de cistite pra não tomar um remédio. Se a saúde estiver em jogo, a gente toma o remédio e, é claro, segue o resto da vida como antes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s