Por Que Veganos Não Comem Ovo?

Photo by jaikishan patel on Unsplash

Por que veganas e veganos não comem ovo? Afinal, a galinha não morre, até porque ela produz ovos naturalmente…

Pois é, quem dera fosse tão simples!

Na produção de ovos em larga escala, as galinhas ficam confinadas em gaiolas minúsculas, ou amontoadas em grandes galpões (as famosas “galinhas criadas soltas/livres” são “livres” apenas de gaiola), com condições baixíssimas a nulas de conforto e higiene.

Por viverem aglomeradas em meio aos próprios excrementos, a disseminação de doenças é muito comum. Por isso, a administração de antibióticos na sua ração é muito comum, chegando em seus músculos, ovos e dejetos, que frequentemente são despejados em campos ou corpos d’água, vindo parar até mesmo na nossa água encanada. Para quem come carne de frango e/ou ovos, o contato com esses medicamentos é ainda maior.

Essas galinhas têm os bicos cortados (sem uso de anestesia), para que não possam consumir os próprios ovos, nem cometer canibalismo (o que pode acontecer com galinhas em condições de muito stress), e ficam em galpões com iluminação constante para desregular seu ciclo hormonal e produzirem mais ovos do que seria natural.

Photo by Timothy McAuliffe on Unsplash

Essas galinhas, poderiam viver pelo menos 5 anos, mas após 1 ano são consideradas “gastas” pela indústria, sendo abatidas e usadas na produção de alimentos processados (nuggets, peito de peru, etc).

Quando nascem pintinhos machos, eles são mortos (pois não são da linhagem criada para ser abatida e vendida como carne), geralmente estrangulados ou jogados em máquinas que os trituram ainda vivos. As fêmeas tornam-se matrizes (sendo fecundadas pra pôr ovos com pintinhos) ou poedeiras (cujos ovos são destinados ao consumo humano).

“Ai Carol, mas nem ovo de galinhas felizes do sítio da minha tia?”

Não, biridin, nem esse.

Os ovos são da galinha. Ela os libera toda vez em que ovula, estando ele fecundado ou não. Comer esses ovos reforça a visão especista de que os animais existem pra servir aos humanos, pois as próprias galinhas ingerem seus ovos crus, aproveitando-os para a própria nutrição.

Photo by Afra Ramió on Unsplash

Ou seja: por melhor tratada que uma galinha seja, se for criada para consumo humano dos seus ovos, ainda se trata de exploração.

Assim como vacas não produzem leite pro nosso consumo, galinhas não põem ovos para nós. Não consumir esses produtos, portanto, não é “abrir mão” de nada; eles não são nem nunca foram nossos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s